Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

Tutorial Cartão Pop Up: Celebrando o Natal!!

Olá Magnolia lovers!
É hora de celebrar e agradecer por tudo o que a vida nos deu neste ano de 2013, abençoado e complicado na mesma medida. Hora de dar graças a Deus e seguir adiante, aprendendo e ensinando, cuidando e nos deixando cuidar, sendo felizes e fazendo outras pessoas também felizes.
Com uns dias de atraso, em virtude da perda de um amigo, aqui estou com o nosso desafio: um cartão pop up, desfiador, justamente para que possamos celebrar as coisas boas deste ano!

MATERIAIS PARA A BASE DO CARTÃO

01 folha de cardstock texturizado da cor de sua preferência. Do cardstock, você vai precisar de dois cortes no tamanho 6,8 x 5 polegadas.

01 pedaço de papel estampado no tamanho 6,8 x 5 polegadas

01 pedaço de papel estampado no tamanho 7 x 4 polegadas e mais 01 pedaço de papel estampado ou liso, no mesmo tamanho [ 7 x 4 polegadas].

Retalhos de papel estampado e liso para decorar; carimbos e enfeites à sua escolha e 20 cm de fita para enfeite.

PASSO 1
Corte duas partes do cardstock liso texturizado no tamanho 6,8 x 5 polegadas e reserve. Estas duas peças serão usadas como base da estrutura do cartão.



OBSERVAÇÃO: Mas se você preferir ter um cartão mais durinho, firme, pode cortar, além destas, duas outras peças, em cardstock coordenado, no tamanho 5, 5 x 7,5 polegadas.

PASSO 2
Corte agora 01 pedaço de papel estampado no tamanho 6,8 x 5 polegadas e reserve. Esta peça será a base do cartão.


PASSO 3
Pegue agora uma das peças do cardstock que você cortou antes e cole sobre esta peça que você acabou de cortar, tendo o cuidado de deixar a face texturizada do cardstock voltada para fora. Reserve!



PASSO 4
Agora vamos trabalhar com a peça de cardstock que separamos anteriormente. Vamos trabalhar no verso, fazendo as seguintes marcações:

a) Marque 0,5 polegada em cada canto. Trace um retângulo unindo essas marcação. Na borda superior deste retângulo que você criou, marque nas laterais: 2,6 polegadas, 5,2 polegadas e 5,8 polegadas. Trace linhas unindo esses pontos de um lado a outro do retângulo, conforme abaixo. Isso vai facilitar na hora de cortar e dobrar a estrutura do cartão.






PASSO 5
Vamos agora fazer cortes na lateral do retângulo interno e na sua borda de baixo. Sua peça depois dos cortes deverá ficar assim.


PASSO 6 
Faça vincos na parte de trás da peça nos lugares onde você fez as linhas tracejadas, conforme abaixo:


Feitos os vincos, sua peça deve ficar assim: 


PASSO 7
Agora vamos trabalhar com as peças de papel 7 x 4  polegadas, estampada e lisa. Marque 1 polegada no canto superior da peça estampada, partindo da borda e na lateral. Corte em diagonal de uma marca para outra, formando uma tag. Faça o mesmo com a outra peça de cardstock. Cole uma sobre a outra e faça um furo no centro da tag. Não esqueça de refilar toda a tag: acertando eventuais aparas que costumam sobrar quando colamos uma peça sobre a outra. 


PASSO 8
Montada a tag, pegue a peça que montamos no Passo 6. Cole cuidadosamente a face estampada da tag naquela bordinha de 0,6 polegadas do retângulo interno na peça do Passo 6. 
OBS: Se você quiser usar uma bordinha cortada, por exemplo, com faquinhas Magnolia, antes de colar a estrutura do cartão na tag, cole entre uma e outra essa bordinha. Fica lindo. No cartão que posto como exemplo, você vai ver como decorei essa área do cartão.

Após a colagem, teremos a peça com esta estrutura:


PASSO 9:
Vamos trabalhar agora para a peça que montamos no Passo 3. Trabalhe na face do papel decorado. Pegue essa estrutura que montamos acima, sobreponha à Peça montada no Passo 3 e, com o auxílio de um lápis, faça uma marquinha indicando a borda interna do retângulo onde a tag está encaixada. 
Essa marca vai nos servir de guia para que possamos colocar os elementos decorativos que vamos usar nessa peça. Lembrando que, ao montar o cartão, essa peça fica escondida sob a tag, razão pela qual não devemos usar elementos/enfeites muito volumosos.
A marquinha ficará assim: 



Uma sugestão de decoração: adicione carimbos de background. Eu usei o Silent Night! Holy Nigth!, disponível para encomenda na Boutique Magnolia. Para encaixar o carimbo, usei como guia a marca que fiz anteriormente. Depois de carimbar, apaguei com a borracha essa linha.


PASSO 10
Vamos agora colar a estrutura [Passo 8] sobre a base do cartão, que acabamos de carimbar.
Neste momento você precisa ter cuidado e atenção. Vire a peça do Passo 8, passe cola na parte de baixo e nas laterais. Na parte de cima, passe cola apenas na lateral, no quadradinho que ficou riscado dos dois lados. Aqui mostro a parte de baixo, já com a cola aplicada. 


PASSO 11
Feito isso, cole esta peça sobre a que montamos no Passo 8, lembrando que a face carimbada [do papel decorado] ficará para cima. Cole com cuidado e teste o deslizamento da tag.
OBS: Se você quiser usar bordas cortadas com furadores e/ou faquinhas die cuts, lembre-se de intercarlar antes de colar as duas peças.


Aqui você tem a estrutura básica do cartão montada. Se você desejar um cartão mais encorpado e resistente, pode colar esta estrutura sobre uma peça de cardstock cortado no tamanho 7,5 x 5,5 polegadas.


Agora que já temos a estrutura do nosso cartão montada, você pode decorar a seu gosto. Aqui trago dois exemplos feitos com este modelo.
Espero que vocês tenham gostado!





Amanhã trago o nosso último desafio do ano e também um presente para você que nos acompanha em nossos desafios.
Um Natal de luz e alegria para todos nós!
Lena

5 comentários:

Recadinhos são sempre Bem Vindos!!!!

Pin It button on image hover